NOSSA HISTÓRIA

Grupo Sou da Terra participando do Projeto As Caras da Cultura em Belém do São Francisco/PE
O Grupo Cultural SOU DA TERRA, surgiu dentro do contexto do Projeto Afrobatuque e busca reunir a riqueza dos ritmos culturais afrobrasileiros e indígenas, especialmente o Maracatu de Baque Virado, o Afoxé, o Coco de Roda, o Xote, o Baião, o Samba, o Samba de Roda e a Ciranda, entre outros, que caracterizam a riqueza e a diversidade de nossa Cultura Popular e Tradicional.

O objetivo principal do Grupo SOU DA TERRA, é promover o resgate e a valorização da cultura afroindígena, a partir das raízes históricas, com ações culturais de vivência e divulgação das expressões e manifestações que influenciam a Cultura Popular no Brasil e especialmente no Nordeste.

Grupo Sou da Terra em apresentação na Fazenda Araripe em Exu/PE
O Grupo se espelha nas produções artísticas e poéticas de vários nomes identificados com nossas raízes, realizando uma mistura de ritmos e influências que fazem de nossa cultura, uma das mais ricas de todo o país.

As iniciativas para a criação do grupo data de 26 julho de 2014, quando é realizado o primeiro ensaio de Coco, na Sede do Instituto Cultural Raízes.

Alguns outros ensaios aconteceram em 2015, más é em 2016 que a idéia começa a tomar forma e, tem-se uma primeira experiência no dia 28 de abril de 2016, na cidade de Belém do São Francisco, durante atividade do Projeto Mais Cultura na Escola.

Grupo Sou da Terra no dia 18/06/2016 no Centro de Formação da Diocese de Floresta
O dia 18 de junho de 2016, marca então a data da criação do Grupo, em apresentação realizada no Centro de Formação da Diocese de Floresta.

O Grupo Sou da Terra, realiza ensaios de forma permanente e, reúne em sua composição os(as) participantes mais destacados dos demais grupos culturais vinculados ao Instituto Cultural Raízes e resultantes das ações do Projeto Afrobatuque.

A seguir, destacamos as apresentações já realizadas pelo Grupo Sou da Terra a partir de sua criação:
- 01/08/2016: Apresentação realizada no Recanto do Bom Jesus, da Paróquia de Floresta/PE.

- 27/02/2017: Apresentação no Carnaval da cidade de Floresta/PE.

- 05/04/2017: Apresentação no Projeto As Caras da Cultura, em Belém do São Francisco, inclusive fazendo participação com o cantor, poeta e compositor Maciel Melo.

- 23/05/2017: Apresentação no 1º Seminário de Acolhimento dos Povos Quilombolas e Indígenas de Floresta/PE.

- 17/06/2017: Apresentação na programação junina dos Programas Sociais da Prefeitura de Altinho/PE.

- 08/07/2017: Apresentação no Projeto Semear, realizado na EREM Nestor Valgueiro, em Floresta/PE.

- Dias 4 e 5 de agosto de 2017, apresentação durante programação da 1ª Mostra Cultural Gonzaguiense, na cidade de Exu/PE.

- 26/08/2017: Apresentação na Noite Cultural Vocacional, realizada em parceria com a Paróquia de Floresta/PE.

No ano de 2018, as atividades do Grupo estiveram mais concentradas em produzir seu primeiro CD e DVD (Projeto em fase de construção), mantendo-se os ensaios preparatórios.

Foram registradas três apresentações:
- dia 15/09/2018, em noite cultural no Centro de Formação da Diocese de Floresta.
- dia 23/11/2018, na Celebração da Consciência Negra na cidade de Jatobá/PE.
- dia 09/12/2018, em momento cultural na Aldeia Lagoa, da Etnia Indígena Pankará, na Serra do Arapuá, município de Carnaubeira da Penha/PE.

Sem comentários:

Enviar um comentário