FORRÓ




O Forró é uma dança e um ritmo popular de origem nordestina. 

É geralmente associado ao nome como uma generalização de vários ritmos musicais nordestinos, como o Baião, a quadrilha, o Xaxado, o xote, entre outros. 

São tocados tradicionalmente por trios, compostos por um sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo. 

O Forró surgiu no século 19, nessa época as pistas de dança era no chão batido.

Para fazer o barro batido no chão, era necessário molhar antes, para que a poeira não levantasse, as pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse, daí um estilo nordestino de dançar forró, uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante sua dança. 

Essa dança é realizada por casais, que dançam com os corpos colados, transmitindo sensualidade. 

Das várias versões difundidas que disputam entre si a origem da palavra forró, a mais propagada entre os forrozeiros é que o termo surgiu no final do século 19, nas construções das estradas de ferro do nordeste pelos ingleses, esses realizavam festas frequentemente, nem sempre abertas à população, mas quando, a festa era aberta a todos escrevia-se na entrada: “For All”, isto é, “Para Todos”, então o termo forró teria surgido com a variação dessa pronuncia em inglês “For All, Forral, Forrol, Forró” e aí virou Forró! 

Outro termo da palavra "forró", segundo o filólogo pernambucano Evanildo Bechara, é uma redução de forrobodó, que por sua vez é uma variante do antigo vocábulo galego-português forbodó, que teria a conotação de desentoação. O elo semântico entre forbodó e forrobodó tem origem, segundo o Filólogo Espanhol Fermín Bouza-Brey, na região noroeste da Península Ibérica, onde "a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos desse baile que se chama forbodó". 

O forró virou um fenômeno pop na a partir da década de 50, com o Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Quem nunca escutou o hino do nordeste “Asa Branca” eternizada na sua voz e no ritmo, fato aliás que completou nesse ano de 2017, 70 anos da música ASA BRANCA que é uma composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. 

O Forró também ficou popular em todo o Brasil, com a intensa imigração popular dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente para as capitais do Brasil, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro.

Foi aí que o forró começou a ficar famoso e hoje é um símbolo nacional de ritmo e dança.

Sem comentários:

Enviar um comentário